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 Possuídos: crimes hipnóticos, ficção corporativa e a invenção do cinema

 Possuídos: crimes hipnóticos, ficção corporativa e a invenção do cinema

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Marca:  Contraponto Editora Referência:  9788578661069


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Desde o início, o cinema tem sido frequentado por corpos mesmerizados, decapitados e desmembrados. Além de seus poderes de atração, eles refletem um lado sombrio do espectador: a vulnerabilidade de ser possuído, dissociado e governado por uma irresistível força externa, carismática e espetacular.


_x000D_ Neste livro instigante, Stefan Andriopoulos mostra como a literatura e o cinema da Alemanha do início do século XX exploraram os temas da hipnose e da ação ameaçadora das corporações emergentes que ?possuíam? as identidades individuais. Ele se detém na angústia suscitada por essa possibilidade, uma preocupação difundida em filmes e textos jurídicos, médicos e literários da época.


_x000D_ Diante desse cenário convulsivo, onde pairavam as sombras do expressionismo, Andriopoulos dirige a atenção do leitor para os ?crimes hipnóticos?, ou seja, os homicídios cometidos contra a vontade de seu ?autor?. Assim, ele nos conduz a um período histórico em que as pesquisas médicas descreviam o sujeito hipnotizado como um veículo que podia ser conduzido a cometer atos violentos.


_x000D_ Em análises luminosas de filmes como ?O gabinete do dr. Caligari? (1919) e ?Dr. Mabuse, o jogador? (1922) observa-se de que modo essas obras projetavam nas telas as possibilidades da ?sugestão criminal?. Além disso, Andrioupoulos analisa o uso de recursos especificamente fílmicos para manipular a atenção do espectador, como o primeiro plano ou close-up, tendo em vista deflagrar o suposto transe cinematográfico. Enquanto Caligari e Mabuse envolviam as plateias em atmosferas mesmerizantes criadas a partir de suas ?psicotecnologias de sugestão?, os debates sobre a influência hipnótica do cinema nos espectadores ficavam cada vez mais densos no campo médico-legal.


_x000D_ O tema da possessão também se irradiava nas páginas da ficção modernista da época. Andriopoulos enriquece suas análises fílmicas com leituras de ?O processo? (1914-15) e ?O castelo? (1922), romances de Franz Kafka, cujas narrativas abordam processos de despersonalização ao tratar da fusão do corpo humano com as entidades corporativas jurídicas.


_x000D_ Trata-se de um livro fascinante, que acrescenta uma nova dimensão à maneira como compreendemos as inquietações do mundo contemporâneo, assombrado pelo assalto virtual das tecnologias audiovisuais e pelo alcance crescente das corporações midiáticas. Eles parecem absorver nossas capacidades desejantes, transformando cada indivíduo num nodo espectral da rede contínua de informações.


_x000D_ Tadeu Capistrano
_x000D_ Escola de Belas Artes da UFRJ_x000D_

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