Contraponto Editora
Product ID: 745208269
Product SKU: 745208269
New In stock />
 O Conceito de cultura

 O Conceito de cultura

FRETE GRÁTIS

Marca:  Contraponto Editora Referência:  9788578660123


Por:
R$ 35,00

ou 12x de R$ 3,61 com juros Cartão Hiper - Vindi
Simulador de Frete
- Calcular frete
A diversidade de comportamento dos seres humanos sempre foi um enigma. Todos os outros seres, existentes na natureza, apresentam comportamentos de espécie, repetitivos, limitados, com possibilidade quase nula de variações individuais. O homem é o único que, ao nascer, pode viver mil vidas diferentes. Qualquer um de nós poderia ser Mozart, qualquer um poderia ser Hitler. A criação de sinfonias e a perpetração de genocídios são possibilidades inscritas em nossa mais íntima constituição.


_x000D_     As primeiras tentativas sistemáticas para compreender a nossa diversidade buscaram explicações no corpo dos indivíduos, no contexto da antropologia física. Sua culminância foi a construção do conceito de raças humanas, o mais importante e mais desastrado empreendimento das ciências sociais europeias no século XIX. Ecos desse desacerto nos assombram até hoje.


_x000D_     A superação desse caminho, pela antropologia cultural, teve como ponto de partida a constatação de que o homem não apenas age, como os demais animais, mas interpreta a sua ação. Todas as ações humanas têm origem em alguma interpretação, e ao mesmo tempo são ações interpretadas. Compreender o comportamento humano exige compreender os sistemas de interpretação construídos pela imaginação do próprio homem, o que nos remete aos universos simbólicos, constitutivos da nossa existência tanto quanto os nossos corpos físicos.


_x000D_     Objetos materiais, crenças e atitudes estão imersos nesses universos simbólicos que são transmitidos entre indivíduos, povos e gerações por meios não biológicos. Cria-se assim uma ordem suprabiológica e extrassomática de coisas e fatos, que flui no espaço, de um grupo a outro, e no tempo, de uma época a outra. É o mundo humano por excelência, que precisa ser descrito e analisado a partir de seus próprios princípios e leis. Estamos falando de cultura, o conceito-chave da antropologia e uma das mais importantes aquisições conceituais das ciências sociais em todas as épocas.


_x000D_     Leslie White (1900-1975) dirigiu por muito tempo o Departamento de Antropologia da Universidade de Michigan e foi professor também nas universidades de Chicago, Yale, Colúmbia, Harvard e Califórnia (Berkeley). Em 1961, no auge da carreira, foi convidado pela Universidade do Colorado a dar oito aulas a professores, para fornecer uma visão de conjunto de sua disciplina. Gravadas, transcritas e revisadas, elas formam este pequeno e precioso volume que trata, justamente, do conceito de cultura.


_x000D_                         César Benjamin



_x000D_     O homem é um animal. Porém, não é apenas mais um animal. É único. Só o homem, entre todas as espécies, tem a capacidade de atribuir significados, de forma livre e arbitrária, a coisas e acontecimentos no mundo externo, bem como de compreender esses significados, embora eles não possam ser percebidos com os sentidos. Essa capacidade de viver em um universo simbólico está na base da construção da cultura, a experiência humana por excelência. Em oito aulas, aqui transcritas, Leslie White reflete sobre isso e revê amplamente o vasto campo da antropologia._x000D_

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

    Confira os produtos