Product ID: 745208187
Product SKU: 745208187
 Estudos

Em 1927, Gaston Bachelard defendeu sua tese de doutoramento, ?Ensaio sobre o conhecimento aproximado?. Em 1938 veio à luz sua obra-prima, ?A formação do espírito científico?, ambos já publicados pela Contraponto. Nesse intervalo de onze anos, publicou três outros livros ?O valor indutivo da relatividade? (1929), ?O pluralismo coerente da química moderna? (1932) e ?O novo espírito científico? (1934) e diversos artigos. Eles formam o primeiro conjunto orgânico de trabalhos epistemológicos do sábio francês, que busca destacar as características da ciência na primeira metade do século XX: aproximação, indutividade, coerência.

_x000D_     ?Estudos? é a reunião de cinco artigos escritos nessa época, mais precisamente entre 1931 e 1934. Todos antecipam as linhas de pensamento que acompanharão a obra do mestre. Em ?Númeno e microfísica? aparece pela primeira vez o termo fenomenotécnica, que depois se tornará uma categoria fundamental da epistemologia de Bachelard. Na ?Crítica preliminar do conceito de fronteira epistemológica?, antecipando a ideia do poder ilimitado da imaginação, ele discute os limites temporários da atividade científica, que se opõem à ideia metafísica de limites intransponíveis: ?Sob certos aspectos, falar de fronteiras da química é tão inútil quanto falar de fronteiras da poesia.? Em ?Idealismo discursivo? aparecem ideias que depois serão detalhadas em suas obras maiores, especialmente ?A formação do espírito científico?: ?É preciso divagar para chegar ao objetivo (...). Não existe verdade primeira. Só existem erros primeiros.? O conceito-chave de obstáculo epistemológico, embora não seja nomeado, está presente em ?Luz e substância?, onde Bachelard denuncia o realismo de Schopenhauer em matéria de filosofia das ciências físicas. Finalmente, em ?O mundo como capricho e miniatura? aparecem as relações entre o sonho e a percepção do espaço, antecipando temas que serão desenvolvidos depois em ?A terra e os devaneios do repouso? e em ?A poética do espaço?.

_x000D_     Com a publicação de ?Estudos?, a Contraponto prossegue o projeto de editar as obras epistemológicas de Gaston Bachelard que ainda não estavam disponíveis em português.

_x000D_                         César Benjamin_x000D_