Contraponto Editora
Product ID: 745208153
Product SKU: 745208153
New In stock />
 Complexidade econômica

 Complexidade econômica

FRETE GRÁTIS

Marca:  Contraponto Editora Referência:  9788578661236


Por:
R$ 82,60

ou 12x de R$ 8,53 com juros Cartão Hiper - Vindi
Simulador de Frete
- Calcular frete

Num momento famoso da crise de 2008, a rainha Elisabeth II, em visita à London School of Economics, perguntou aos economistas por que não haviam previsto a crise. Robert Lucas, Prêmio Nobel e sumo sacerdote das expectativas racionais, respondeu em um artigo publicado em 2009 na revista The Economist: ?A crise não foi prevista porque a teoria econômica prevê que esses eventos não podem ser previstos.? Os mercados são eficientes, e a crise que aconteceu não poderia ter acontecido.
_x000D_
_x000D_ A matriz intelectual dessa impossibilidade repousa nos fundamentos do individualismo metodológico que sustentou certezas econômicas e políticas dos últimos quarenta anos._x000D_ Aviadas nos gabinetes das universidades e das consultorias, essa coleção de crenças engalanadas com matemática de segunda categoria está apoiada em esquemas conceituais grotescos, no sentido machadiano. Em nome da despolitização e da ?limpeza ideológica?, a turma das expectativas racionais entregou a chamada ciência econômica às forças do pensamento mítico. A consequência dessa empreitada não foi apenas o irrealismo descuidado, mas as sucessivas e persistentes escaramuças para esconder o funcionamento concreto das economias capitalistas, um organismo em permanente transformação ao longo da história, na efetivação de suas leis de movimento.
_x000D_
_x000D_ São muitas as reações ao ?descolamento? da teoria dominante diante do movimento concreto das economias contemporâneas. Entre tantas, é interessante observar o desenvolvimento da econofísica?, que usa as teorias da complexidade para (re)colar as estruturas e os processos econômicos na avalanche de dados acumulados pela ciência da computação. Por exemplo, no livro_x000D_ Decoding Complexity. Uncovering Patterns of Economic Complexity, o físico James Glattfelder escreve: ?A característica dos sistemas complexos é que o todo exibe propriedades que não podem ser deduzidas das partes individuais. Em suma, a teoria da complexidade trata de investigar como o comportamento macro decorre da interação dos elementos do_x000D_ sistema?.
_x000D_
_x000D_ Ilya Prigogine e Isabelle Stengers mostram que a termodinâmica, a física das partículas e a teoria da relatividade ?nos conduzem a compreender [...] um mundo onde a ?emergência do novo? reveste um significado irreversível?. No movimento histórico das economias concretas estão abrigadas a irreversibilidade e a emergência do novo nas estruturas complexas, pesadelo dos_x000D_ economistas que dormem e sonham com modelos reversíveis e atemporais de equilíbrio geral._x000D_ Nesse contexto, este livro de Paulo Gala sobre o papel da complexidade econômica no desenvolvimento é uma contribuição valiosa para nos ajudar a compreender temas relevantes da ?econofísica?. Paulo arrisca uma incursão na teoria da complexidade e oferece novos roteiros para o debate das controvérsias acerca do desenvolvimento econômico dos países, os mistérios da riqueza e da pobreza das nações.
_x000D_
_x000D_ Luiz Gonzaga Belluzzo

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

    Confira os produtos