Product ID: 745208147
Product SKU: 745208147
 Causalidade e acaso na física moderna

?O livro começa com uma discussão sobre a causalidade e o acaso nas leis da natureza em geral. Segue-se uma explicação mais detalhada de como essas categorias manifestam-se na física clássica, em cujo desenvolvimento foi muito importante a noção de que o Universo podia ser comparado a um gigantesco mecanismo. Mas os desenvolvimentos mais recentes da física, particularmente os da teoria da relatividade e da mecânica quântica, não podem ser encaixados em uma filosofia mecanicista. Ao contrário, eles sugerem fortemente a necessidade de uma abordagem geral radicalmente nova. A interpretação usual da teoria quântica não fornece uma ideia clara do grande alcance dessa mudança.?

_x000D_ David Bohm

_x000D_ O físico teórico David Bohm (1917-1992) é reconhecido por suas relevantes contribuições em fundamentos da mecânica quântica. Em especial, Bohm desenvolveu a interpretação causal da mecânica quântica, também conhecida como interpretação de Bohm - De Broglie por sua conexão com a descrição através de ondas-piloto desenvolvida por De Broglie na década de 1920. A pesquisa desenvolvida por Bohm expõe claramente a não localidade do mundo quântico e permite uma fecunda reinterpretação dos processos de medida desses sistemas.

_x000D_ Em virtude de perseguições políticas no período macartista, Bohm abandonou os Estados Unidos, sendo acolhido pelo Brasil, que lhe concedeu cidadania, em 1951. Durante o período em que trabalhou na Universidade de São Paulo, o pesquisador escreveu e publicou os artigos fundadores de sua teoria quântica. Posteriormente, decidiu fixar moradia na Inglaterra, que lhe concedeu sua terceira cidadania.

_x000D_ No livro "Causalidade e acaso na física moderna", David Bohm elabora sua filosofia da natureza a partir da compreensão das relações causais entre os fenômenos naturais e o modo pelo qual as ciências exatas são estruturadas, na forma de leis e contingências. A apresentação dos fundamentos da mecânica quântica é particularmente clara e precisa. Sobretudo, encontramos aqui uma investigação filosófica perspicaz, que age como combustível para o pensamento científico.

_x000D_ Felipe T. Falciano