Contraponto Editora
Product ID: 745208147
Product SKU: 745208147
New In stock />
 Causalidade e acaso na física moderna

 Causalidade e acaso na física moderna

FRETE GRÁTIS

Marca:  Contraponto Editora Referência:  9788578661120


Por:
R$ 67,20

ou 12x de R$ 6,94 com juros Cartão Hiper - Vindi
Simulador de Frete
- Calcular frete
?O livro começa com uma discussão sobre a causalidade e o acaso nas leis da natureza em geral. Segue-se uma explicação mais detalhada de como essas categorias manifestam-se na física clássica, em cujo desenvolvimento foi muito importante a noção de que o Universo podia ser comparado a um gigantesco mecanismo. Mas os desenvolvimentos mais recentes da física, particularmente os da teoria da relatividade e da mecânica quântica, não podem ser encaixados em uma filosofia mecanicista. Ao contrário, eles sugerem fortemente a necessidade de uma abordagem geral radicalmente nova. A interpretação usual da teoria quântica não fornece uma ideia clara do grande alcance dessa mudança.?

_x000D_ David Bohm


_x000D_ O físico teórico David Bohm (1917-1992) é reconhecido por suas relevantes contribuições em fundamentos da mecânica quântica. Em especial, Bohm desenvolveu a interpretação causal da mecânica quântica, também conhecida como interpretação de Bohm - De Broglie por sua conexão com a descrição através de ondas-piloto desenvolvida por De Broglie na década de 1920. A pesquisa desenvolvida por Bohm expõe claramente a não localidade do mundo quântico e permite uma fecunda reinterpretação dos processos de medida desses sistemas.


_x000D_ Em virtude de perseguições políticas no período macartista, Bohm abandonou os Estados Unidos, sendo acolhido pelo Brasil, que lhe concedeu cidadania, em 1951. Durante o período em que trabalhou na Universidade de São Paulo, o pesquisador escreveu e publicou os artigos fundadores de sua teoria quântica. Posteriormente, decidiu fixar moradia na Inglaterra, que lhe concedeu sua terceira cidadania.


_x000D_ No livro "Causalidade e acaso na física moderna", David Bohm elabora sua filosofia da natureza a partir da compreensão das relações causais entre os fenômenos naturais e o modo pelo qual as ciências exatas são estruturadas, na forma de leis e contingências. A apresentação dos fundamentos da mecânica quântica é particularmente clara e precisa. Sobretudo, encontramos aqui uma investigação filosófica perspicaz, que age como combustível para o pensamento científico.


_x000D_ Felipe T. Falciano

_x000D_ Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF)_x000D_

Deixe seu comentário e sua avaliação







- Máximo de 512 caracteres.

Clique para Avaliar


  • Avaliação:
Enviar
Faça seu login e comente.

    Confira os produtos