Product ID: 745208137
Product SKU: 745208137
 Autobiografia científica e outros ensaios

?Planck deu ao mundo uma grande ideia inovadora, que se tornou a base de toda a pesquisa em física no século XX.?

_x000D_                         Albert Einstein

_x000D_ ?Em 1900, Max Planck propôs que o calor radiante não é uma corrente contínua e indefinidamente divisível; ele é descontínuo, comportando unidades análogas entre si. Isso contradizia os princípios da física. Dificilmente Planck poderia prever que, em menos de trinta anos, sua ideia se desenvolveria até constituir uma nova doutrina sobre a estrutura atômica.?

_x000D_                         Werner Heisenberg

_x000D_ ?Poucas descobertas na história da ciência produziram resultados tão extraordinários, no breve período de uma geração, como aquelas que surgiram diretamente da proposta do quantum elementar de ação, formulada por Max Planck. Em progressão sempre crescente, essa descoberta proporcionou os meios para interpretar e harmonizar os resultados obtidos no estudo dos átomos, que fez progressos maravilhosos nos últimos trinta anos. Mas a teoria dos quanta fez mais. Provocou uma revolução radical na interpretação científica dos fenômenos naturais e sacudiu os fundamentos das nossas ideias.?

_x000D_                         Niels Bohr

_x000D_ ?Hoje, quando a teoria dos quanta já foi aplicada triunfalmente em campos tão diferentes da ciência, é difícil perceber como pareceu estranha e fantástica essa nova concepção da radiação há cerca de trinta anos.?

_x000D_                         Lorde Rutherford

_x000D_ ?A obra de Max Planck em física é daquelas que asseguram ao seu autor uma glória imortal. Os físicos dos próximos séculos continuarão falando na constante de Planck e repetirão, admirados, o nome daquele que nos revelou a existência dos quanta.?

_x000D_                         Louis de Broglie

_x000D_ ?Nos últimos meses do século XIX, o professor Max Planck, de Berlim, trabalhou em certos fenômenos da radiação até então obscuros. Encontrou uma explicação que não podia ser incorporada à mecânica. Foi criticado, atacado e até ridicularizado. Mas demonstrou brilhantemente que estava certo. Seu trabalho deu origem à moderna teoria dos quanta, que passou a predominar na física moderna. Nasceu uma época nova na ciência.?

_x000D_                           Sir James Jean

_x000D_ ?A personalidade de Planck domina toda a ciência moderna. A descoberta dos quanta pertence àquele tipo de intuição genial, repleta de consequências múltiplas. Os quanta regem a estrutura da matéria, regulam a estabilidade dos átomos, asseguram a existência do eletromagnetismo, determinam os valores da entropia de um gás... Estão em todo lugar: na luz, com os quanta de luz, de Einstein, depois denominados fótons; na constituição do átomo, desde o primeiro modelo proposto com êxito, por Bohr, em 1913.?

_x000D_                         André George

_x000D_